Afinal, o que é UX?

Ayrla Melo
2 min readMar 20, 2022

--

Para começar com o pé direito, resolvi fazer o óbvio e trazer uma definição de UX. Como membro honorária do grupo “migrei agora e ainda estou descobrindo”, fiz uma rápida pesquisa para trazer definições e conceitos que fossem além do que eu aprendi até aqui. Para fazer uma introdução, um bom resumo é o vídeo onde Don Norman define UX de uma forma bastante simples (confira: [https://www.youtube.com/watch?v=9BdtGjoIN4E](https://www.youtube.com/watch?v=9BdtGjoIN4E)).

Caso você não saiba, UX vem das palavras User Experience ou, simplesmente, Experiência do Usuário. O termo foi criado por Norman ainda quando ele trabalhava na Apple e basicamente se refere ao que acontece desde a entrada do produto ou serviço na vida do usuário, podendo ser em uma conversa com um amigo ou conhecido ou quando você lê sobre o assunto em algum lugar. Sendo assim, a experiência não ocorre apenas quando o usuário tem contato direto com o produto, mas sim em todo entorno do produto, serviço e do usuário.

É preciso deixar claro que a experiência que uma pessoa tem com certo produto ou serviço não é feita pelo designer ou pela equipe de UX, ela simplesmente acontece e é papel de todos os envolvidos no projeto (stakeholders) trabalhar para que ela seja a mais próxima possível da realidade do usuário. E isso ainda não é garantia de sucesso, já que as variáveis que interferem na experiência de um único usuário são inúmeras e podem influenciar tanto para o sucesso quanto para o fracasso do produto ou serviço.

Mas não se abale! Os designers de experiência do usuário estão aqui justamente para estudar o comportamento humano e o serviço oferecido pelas empresas, encontrando assim meios de melhorar a satisfação e a lealdade dos clientes e isso é feito com base em três pilares: utilidade do produto ou serviço; facilidade de uso e; prazer gerado. Mas isso é assunto pra postagens futuras…

Por fim, quero deixar claro que UX não é exclusividade dos produtos digitais, ele pode estar presente em sistemas intangíveis e invisíveis, como em um assistente de voz ou até mesmo em uma estruturação de atendimento em um serviço público! Não é massa?!

UX é um assunto tão vasto quanto religião ou política (e gera discussões e polêmicas tanto quanto também), então, se você tiver algum comentário ou algo mais a acrescentar, fique à vontade para deixar registrado! Vamos crescer essa conversa para além desse post!

Até a próxima!

--

--

Ayrla Melo
Ayrla Melo

No responses yet